Porquê??!!

O inicio do mês começou bem, fui a uma conferência que tinha como tema: "No Jardim do Rei não há lugares para porquês..." - Intervenção no processo de Luto.
Quando vi o anuncio desta conferência, para ser sincera, não liguei muito ao nome que lhe deram, interessei-me mais por ser relacionado com o Luto porque este é um tema que me suscita alguma vontade de querer saber sempre mais e mais e mesmo assim acho que fica sempre algo por dizer e por saber..
A única coisa certa que temos na vida é a morte, e a morte não é algo que me assuste, o que mais me assusta é o facto de que de um dia para o outro posso perder alguém que amo...

"O Luto é um período de tempo que precisamos de viver, após a perda de alguém que nos era muito querido, para que os belos momentos usufruídos se transformem em doces e suaves memórias."

Para que o Luto seja ultrapassado é necessário que tenhamos bastante força para continuarmos o nosso caminho libertando-nos aos poucos dos laços de vinculação que tinhamos para com a pessoa perdida.. Só assim, após esta libertação é que conseguiremos encontrar o nosso caminho de alegria e felicidade.
Normalmente associamos a palavra Luto á morte de pessoas que nos eram queridas, mas na realidade, outras perdas emocionais, ainda que menos graves, podem provocar comportamentos semelhantes aos que acontecem aquando a morte de alguém por quem nutriamos afecto e laços de amor.

Tudo isto fala de como podemos ultrapassar o Luto...mas o que me causa angustia é pensar que de dia para dia as pessoas que mais amo estão a terminar os seus dias e que mais cedo ou mais tarde não vou poder estar com eles, abraçá-los, beijá-los... O meu problema nisto tudo é NÃO ESTAR PREPARADA PARA O LUTO.. E agora pergunto-me, se não estou preparada para o Luto como é que posso alguma vez ultrapassá-lo??!!

Apego-me muito ás pessoas, sou capaz de fazer tudo para ajudar quem amo porque sei que eles fariam o mesmo por mim..e depois?! como vou viver sem este dar e receber!! Não consigo conformar-me com esta realidade..

Eu sei que nem sequer devia pensar nisto... Tenho que aproveitar enquanto posso estar com eles e vê-los todos os dias..Tratá-los bem, eu sei tudo isso, mas.....

Na conferência aprendi que....
"Morremos um pouco cada dia, como crescemos um pouco cada dia, a cada inspiração e expiração. Estamos a morrer desde o inicio das nossas vidas..."
Temos que evitar focarmo-nos no amanhã e no ontem...e em vez disso, devemos focar-nos no presente porque ele "existe e é o que temos".
Assim passei a compreender o porquê do tema desta conferência... Não devemos dar lugar a porquês que só nos irão confundir...Temos sim que viver um dia de cada vez limitando-nos a deixar que o rio da vida siga o seu curso normal..

Mas.................

Sem comentários:

Enviar um comentário